“Rancho Colorado! Rancho Colorado! Rancho Colorado!” – assim clamavam em coro os 99 alunos da Educação Infantil (Infantil I, II, III e IV) e Ensino Fundamental – anos iniciais (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano) do Colégio PXS Flamboyant, a bordo do ônibus instantes antes de desembarcarem para a tão esperada excursão no ‘Dia de Campo’ na última terça-feira, 21 de março. O Rancho é situado na região Noroeste de Goiânia (GO), a cerca de 20 km da instituição escolar.

As crianças que participaram da experiencia ambiental aprenderam na prática como vivem pequenos animais, qual a importância deles para a natureza e qual a relação de cada um na cadeia alimentar. Foram visitados de pertinho coelhos, pavões, galinhas d’angola, pintinhos, patos, marrecos, cabras, touros, bezerros e vacas. Edilson Ribeiro Izidério, monitor, trabalha no Rancho há 23 anos e relata a relevância de um dos momentos mais queridos pelas crianças: a ordenha da vaca. “É uma beleza mostrar para as crianças de onde vem o leite de verdade, do animal e não da caixinha de supermercado”, exemplifica o simpático senhor de chapéu e botas.

Ayla Yasmin Fortunato Lobato, 3º ano, corria de um lado para o outro com o celular nas mãos, enquanto falava e gesticulava em uma chamada de vídeo com a sua mãe. “É o primeiro passeio que faço com os amigos da escola, tudo aqui é muito lindo e quero que minha mãe veja as árvores, plantas e bichinhos. Meus favoritos são os pintinhos”, conta a vibrante garota antes de sair em disparada para descer na tirolesa.

O propósito do Rancho surgiu em 1995 pelas mãos da família de Eliane Marinho, administradora e anfitriã do projeto. Para a Eliane, a iniciativa é para que as crianças vivenciem na prática, em uma propriedade rural, o convívio com a natureza com muito amor, aprendendo ainda sobre a reciclagem. Esse é o encanto do Rancho, proporcionar momentos de alegria e atitudes que serão levadas para toda vida.